Pós-operatório do transplante capilar: tempo de repouso

repouso após transplante capilar

Quanto tempo de repouso após uma cirurgia de transplante capilar?

A cirurgia de transplante capilar é uma cirurgia considerada pouco invasiva e de baixos riscos, sendo que a maior agressão se dá na área em que o fuso é retirado, que tecnicamente é igual a retirada de uma pinta ou outra lesão de pele.

Assim, independente da técnica usada, FUE ou o tradicional fuso, raro é a necessidade de o paciente ter que passar a noite na clínica, sendo liberado com um acompanhante assim que acorda depois do procedimento.

No dia seguinte ao procedimento é realizada a primeira lavagem dos cabelos no consultório, após isso, o paciente estaria apto a realizar muitas de suas tarefas cotidianas.

Porém, todos os pacientes apresentam algum grau de inchaço após esta cirurgia, e para minimizar este inchaço que ocorre, normalmente até 3 dias após o procedimento, sugere-se que o paciente fique o maior tempo possível deitado de barriga para cima nestes primeiros dias. Esta postura deitada fará com que esse edema desça com a gravidade para a região posterior da cabeça, minimizando o desconforto e alterações estéticas transitórias que podem ocorrer se este edema for para a região da face ( olhos roxos, por exemplo). Lembrando que este edema ocorre em todos os pacientes, em graus variados e regride após uma semana, não tendo nenhum impacto sobre o resultado da cirurgia.

Entre o 10º e 14º dia do procedimento, os pontos da região doadora são retirados, liberando o paciente para a prática de  atividades físicas mais pesadas. Neste mesmo período, as crostas da região receptora já caíram em sua maioria e a aparência desta região já está muito próxima do natural, sem parecer que houve alguma intervenção no local.

Resumindo, em caso de muita necessidade o paciente poderia logo no dia seguinte ao procedimento voltar ao trabalho, evitando apenas exercícios físicos. Contudo, sugerimos em nossa rotina um repouso essencial nos primeiros 03 dias para minimizar o inchaço, e um afastamento opcional, mas de grande benefício, até a retirada dos pontos (10 dias em média) assim evitando-se maiores transtornos, riscos e redução da dor no local que pode ser provocada por movimentos mais pesados. E, em caso que o paciente deseje que ninguém saiba que ele realizou o procedimento, orientamos afastamento por no mínimo 15 dias, tempo este que a área receptora já começa a apresentar uma aparência natural, com apenas um leve avermelhado que é facilmente camuflado.

 

Dr. Leandro Ribeiro Mauro

CRM-PR: 23169

 

 

 

 

 

Tags: transplante, implante, capilar, cabelo, curitiba, parana, blumenau, santa catarina, calvicie, pós-operatório.

Os comentários estão encerrados.

Transplante Capilar em Curitiba atendimento via Whatsapp
Telefone Implante Capilar em Curitiba