Principais causas da queda de cabelo

causas da queda de cabelo

Causas da queda do cabelo

A principal causa da queda de cabelo é a alopecia androgenética, uma condição que acomete indivíduos predispostos geneticamente, ou seja, que tem casos de calvície na família, tanto pelo lado paterno quanto o materno. Ela é caracterizada pela miniaturização dos fólicos pilosos através da interação desses com a  DHT (diidrotestosterona, derivado da testosterona.

 

causas da queda de cabelo
Alopecia Areata

A alopecia areata é uma doença que provoca a perda de cabelos e pelos. Sua causa é desconhecida mas tem fatores como genética e participação auto-imune. A intensidade da queda e as regiões afetadas, variam de acordo com o paciente, podendo afetar algumas áreas ou até mesmo o corpo todo. Ela atinge cerca de 1% à 4% da população.

Stress

Pesquisas indicam que o stress elevado por causar queda de cabelo, assim como outras doenças, porque ele compromete a circulação sanguínea, reduzindo o transporte de nutrientes para os folículos capilares. Ele também aumenta a produção de estriol, substância que dificulta a entrada de nutrientes na região capilar.

principais-causas-da-queda-de-cabelo

Problemas nutricionais

Dietas rígidas, perda de peso e outras ações que envolvam alimentação, podem comprometer a ingestão de nutrientes essenciais para os cabelos. Essa condição não afeta somente o couro cabeludo, mas também outras regiões do organismo, ocasionando doenças diversas.

principais-causas-da-queda-de-cabelo

Gravidez

As alterações hormonais durante a gravidez podem variar e influenciar na queda dos cabelos. A condição é passageira e costuma ser mais severa no período pós ,  tendência é que o cabelo volte a crescer normalmente após 4 a 6 meses. Caso contrário é necessário procurar um médico.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem favorecer a queda de cabelo. Nesses casos é importante informar o médico sobre os sintomas, como a queda acentuada de cabelos, para verificar qual será a melhor solução.

principais-causas-da-queda-de-cabelo

Tireoide

A perda de cabelo geralmente está associada com questões hormonais e a tireoide pode influenciar nessa perda. O que afeta essa perda é a variação da produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

 

Doenças de pele no couro cabeludo

Algumas doenças podem ocasionar a queda dos cabelos, como a infecção por fungos, caspa excessiva e muita oleosidade.

Excesso de química e ferramentas de calor no cabelo

O uso de muita química no cabelo pode, ao longo do tempo, resultar em fios mais finos e menos saudáveis.

Neste artigo listamos algumas causas mais frequentes da queda de cabelo, mas é importante ressaltar que existem outras causas.

É fundamental consultar um médico para buscar o tratamento mais eficiente para você. Receitas caseiras, vitaminas, suplementos e medicações de origem duvidosa, devem ser evitadas. Sem saber o diagnóstico correto, fica inviável buscar algum tratamento, pois é necessário saber a causa da queda dos cabelos.

Procurar um médico quando acontecer a queda de cabelo é muito importante, porque se o motivo for alguma doença, o diagnóstico permitirá indicar o motivo da queda e seu possível tratamento. Este tratamento pode ser medicamentoso, ou em alguns casos quando esses não são suficiente a cirurgia de transplante capilar pode ajudar a preencher essas áreas e devolver a estima do paciente

 

Os comentários estão encerrados.

Transplante Capilar em Curitiba atendimento via Whatsapp
Telefone Implante Capilar em Curitiba