QUANDO PROCURAR AJUDA PARA A CALVÍCIE?

Conteúdos deste artigo

QUANDO PROCURAR AJUDA PARA A CALVÍCIE?

 

Os cabelos, embora não tenham uma função determinante em nosso corpo, cumprem um papel importante da nossa relação com o que somos, como nossa aparência.

 

Os cabelos são a moldura do rosto, fazem parte da nossa composição visual, seja ele liso, crespo, curto ou grande, muitas vezes está associado à nossa entidade.

 

A perda dos cabelos impacta em aspectos emocionais e sociais, sobretudo quando atinge pessoas mais jovens, em idades na qual é importante a auto-confiança. Por isso, é uma queixa que deve ser investigada.

 

Além disso, a queda dos fios pode indicar problemas de saúde, como alterações hormonais, problemas nutricionais, infecções ou doenças autoimunes.

 

Cada pessoa tem entre 100 e 200 mil fios de cabelos e perde naturalmente entre 80 e 100 fios por dia, que tem relação direta com as fases de crescimento do cabelo, que são três: Anágena, os cabelos estão crescendo essa fase demora entre 3 e 7 anos, Catágena, os cabelos começam a morrer, demora em média 3 semanas e Telógena, os cabelos são substituídos por fios novos, e pode demorar cerca de 3 meses.

Geralmente 85% dos fios encontram-se na fase Anágena, ou seja, em crescimento. Quando esse percentual fica baixo, temos um quadro de queda ou rarefação dos cabelos, a tendência é que caiam mais fios do que o normal.

Nesse contexto é fundamental procurar ajuda, primeiro para determinar qual o real motivo da queda, muitas vezes pode ser um problema de saúde e um tratamento equivocado, além de não reverter o quadro, poderá agravar o problema e prejudicar a saúde integralmente.