O Transplante Capilar e Naturalidade
Uma pergunta frequente quando o assunto é o transplante de cabelos é o quanto natural fica o resultado depois do procedimento, se fica com aparência de cabelo de boneca ou cebolinha.
Esta pergunta tem sentido se avaliarmos que os métodos utilizados no início da prática do transplante até meados de 2000 consistia na utilização dos “punchs”, isto é, as unidades transplantadas de uma região para outra eram compostas por diversos folículos capilares. Estes “punchs” quando plantados numa área calva davam a impressão de que os cabelos nasciam em tufos, como em bonecas e poucos eram os médicos que conseguiam um resultado de aparência natural utilizando essa técnica.
As técnicas atuais permitem uma aparência natural e resultados permanentes.
Mas com o passar dos anos e melhora das técnicas, esses “punchs” que no início continham mais de 20 fios de cabelos, foram diminuindo, chegando ao estágio atual no qual se implanta as Unidades Foliculares da forma que aparecem normalmente no couro cabeludo, uma a uma.
Dessa forma, após o planejamento da cirurgia, entre o médico e o paciente, as unidades foliculares são plantadas uma a uma de forma que a aparência final seja de cabelos naturais e que ninguém perceba que houve um procedimento.
Observe na figura a evolução das unidades transplantadas ilustradas de forma na qual se demonstra essa melhora da técnica e dos resultados:
Ilustração retirada da Internet
O hoje o transplante chamado “fio a fio” é a técnica mais avançada no sentido de um resultado natural, com altíssimo grau de satisfação do paciente. Ao fazer a consulta, o paciente deverá entender, passo a passo, como a cirurgia será realizada, tendo a liberdade de perguntar ao seu médico a técnica a ser utilizada e os motivos que a justificam.
Dr. Leandro Ribeiro Mauro
CRM: 23169-PR