Entenda um pouco mais sobre calvície

causas da queda de cabelo
Principais causas da queda de cabelo
junho 30, 2016
Atendimento transplante capilar Chapecó e região
julho 21, 2016

Entenda um pouco mais sobre calvície

Segundo estimativas mais de 25 milhões de brasileiros (homens) tenham algum tipo de calvície, a maior parte dos casos está ligada a alopecia androgênica, a qual significa “Andro” que vem de andrógenos (Testosterona, dihidrostestosterona) que determinam a que dos cabelos e “Gênica” que indica o gene herdado, que preconiza a calvície.

A perda dos cabelos pode ocorrer em qualquer idade após a puberdade, nesse período os níveis de androgênicos sobem, a área que costuma ser afetada são as chamadas “entradas” frontais.

 

Existe uma classificação formal para os padrões de calvície masculino, indicados nos links abaixo:

Em todos os casos de alopecia androgênica haverá a redução dos fios capilares, porém não é possível afirmar como será o desenvolvimento da calvície ou qual será o padrão, quando um jovem apresenta os primeiros indícios de queda de cabelo.

Habitualmente quando a perda de cabelo inicia a partir dos 20 anos de idade a tendência é uma perda mais grave. Percentualmente é possível dizer que em 20% dos casos a calvície inicia-se aos 20 anos, 30% entre 30 e 40 anos e a partir dos 40 anos de idade a incidência é de 40%.

Segundo diversos estudos são os andrógenos responsáveis para o desenvolvimento da calvície masculina, não é a quantidade de (Testosterona, dihidrotestosterona) que influencia, mas sim a presença do gene que predispõe que a calvície irá ocorrer.

O processo pelo qual acontece a calvície é conhecido como miniaturização dos folículos capilares, nesse processo os fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e curtos, até desaparecem, o hormônio DHT participa do processo afetando o crescimento do cabelo, reduzindo a fase de crescimento e sua duração. Outro aspecto é que mais cabelos ficam na fase conhecida como (telógena), a qual estão mais sensíveis e caem facilmente ao pentear ou lavar o cabelo.

Em síntese, a calvície alopecia androgenética é uma condição hereditária,  que surge quando androgênios se apresentam em quantidades normais. Os genes podem vir do pai ou da mãe. Quando irá começar, sua velocidade e gravidade são imprevisíveis, e com o passar do tempo a extensão aumenta.

A cirurgia de transplante capilar tem se mostrado, uma forma de tratamento possível para muitos pacientes, que já não respondem mais aos tratamentos clínicos.

É importante salientar que promessas mágicas, shampoos milagrosos, medicamentos não regulamentados pela ANVISA e sem prescrição médica, tem pouca ou nenhuma eficácia e não possuem embasamento cientifico. Por isso muito cuidado, quando buscar tratamentos milagrosos que prometem a cura, você pode colocar em risco seu bolso e principalmente sua saúde.

Os comentários estão encerrados.

Transplante Capilar em Curitiba atendimento via Whatsapp
Telefone Implante Capilar em Curitiba