Mitos sobre a Calvície / Queda de Cabelos

Suplementos vitamínicos auxiliam na prevenção da calvície?
Janeiro 20, 2016
Dr. Leandro Mauro participou do curso avançado da técnica FUE
Março 28, 2016

Mitos sobre a Calvície / Queda de Cabelos

mentira ou verdade sobre calvicie mitos da queda de cabelos

O secador de cabelos provoca calvície ou queda de cabelos? O uso de bonés e chapéus são um dos causadores da calvície? O estresse provoca calvície? Descubra a resposta para estas e outras perguntas logo abaixo.

A calvície é um assunto que envolve algumas verdades e muitos mitos. Neste artigo, separamos alguns dos principais mitos sobre os meios que levam à calvície.

Escovas são melhores do que pentes para evitar a queda de cabelos.

Tanto as escovas quanto os pentes não causam a queda dos cabelos, porém, especialistas recomendam o uso de escovas, pois segundo eles, a escova auxilia para a não geração de pontas duplas nos cabelos.

Imãs aceleram o crescimento dos cabelos?

Esta ideia se baseia que os crescimento dos cabelos estão ligados diretamente à circulação sanguínea na cabeça. Contudo, através de estudos científicos, foi comprovado que pouca circulação sanguínea não é um agente causador da calvície. Desta forma, aumentar ou diminuir a circulação sanguínea na cabeça não vai afetar o crescimento dos cabelos.

O uso do secador de cabelo provoca a calvície

O uso do secador não destrói os folículos capilares. Desta forma, mesmo que o cabelo caia devido a alta temperatura, ele voltará a crescer. De qualquer maneira, é recomendado seguir as orientações do fabricante para evitar maiores problemas.

Cortar o cabelo engrossa os fios e deixa eles mais fortes

Esta é apenas uma ideia ilusória. Um cabelo curto é mais leve, e por isso, parece mais volumoso. Mas a quantidade de fios e a espessura ainda será a mesma. Ao cortar o cabelo também removemos as pontas duplas, que fazem com que o cabelo pareça mais fino.

Não lavar frequentemente os cabelos provoca calvície

Não há nenhuma relação entre o couro cabeludo sujo e a queda dos cabelos. Em uma comparação empírica, se esta questão fosse verdadeira, os moradores de rua que não tomam banho frequentemente seriam todos calvos.

Química e chapinha podem matar os fios de cabelo?

O fio de cabelo é uma fibra sem vida, e tem como função proteger o couro cabeludo. O cabelo cresce através dos folículos capilares, que estão sob a pele do couro cabeludo. Desta forma, contanto que a química não afete os folículos, seus cabelos continuarão a crescer. O ideal é não exagerar em produtos químicos.

O uso de toucas de natação , chapéus e bonés podem levar à calvície?

Um estudo foi realizado para tentar entender melhor esta questão. Foi utilizado dois grupos de pessoas. O grupo A, com pessoas que precisavam utilizar chapéu constantemente no trabalho, e o grupo B, formado por pessoas que não utilizavam chapéus no trabalho. O estudo não apresentou nenhuma evidência de que os chapéus eram causadores da perda de cabelo.

Este mito afirma que os acessórios como bonés e chapéus levam à queda de cabelos devido ao abafamento no couro cabeludo, mas os estudos não indicam esta veracidade. De qualquer maneira, é sábio utilizar chapéus que não causem compressão excessiva no couro cabeludo para não influenciar na circulação sanguínea.

Ficar de cabeça para baixo estimula a circulação e faz os cabelos crescerem.

É uma ideia um tanto criativa. Porém não há evidencias para comprovar tal teoria. Além disso, ficar de cabeça para baixo por longos períodos de tempo certamente trará problemas maiores como hemorragia, derrame e dano cerebral, entre outros problemas graves.

Lavar muito a cabeça com shampoo causa perda de cabelos.

É importante ter cautela com a quantidade de produtos químicos que utilizamos, pois a química pode deixar o cabelo mais frágil, quebradiço e fino, mas os shampoos não causam danos nos folículos capilares.

A queda de cabelo é causada pelo estresse.

Não há nenhuma evidencia para este mito. Alguns especialistas afirmam que o estresse pode acelerar a queda de cabelos, ou mesmo causar calvície repentina. Porém, até mesmo as pessoas mais serenas e livres do estresse possuem chances de se tornarem calvos. Desta forma, sabemos que o estresse pode levar a diversos problemas de saúde. Então, o ideal é buscar um estilo de vida equilibrado e saudável.

Os comentários estão encerrados.

Transplante Capilar em Curitiba atendimento via Whatsapp
Telefone Implante Capilar em Curitiba