O transplante capilar hoje é a melhor solução para quem sofre com a queda e a perda excessiva de cabelos. Uma técnica que visa implantar fios naturais do próprio paciente na região afetada pela calvície proporcionando a sua cobertura, o que gera um impacto muito positivo no resgate da autoestima do paciente. Gerando um aspecto bastante natural.
Mas para isso, é necessário que o paciente procure um médico confiável e especializado no procedimento e conheça melhor as fases de evolução da técnica de transplante capilar.
O Dr. Leandro Mauro que é médico especializado em Transplante Capilar em Curitiba, e realiza seus atendimentos em pacientes de todo o país, separou nesse texto as principais informações sobre os procedimentos e resultados do transplante capilar.
Dia da cirurgia de transplante capilar
O procedimento é realizado com anestesia local e leve sedativo. Quando a cirurgia termina o paciente recebe alta e pode ir para casa. O médico cirurgião passa as orientações referentes aos cuidados que o paciente deve ter no pós-operatório, prescreve os medicamentos específicos, a forma de repouso, como lavar os cabelos após o transplante capilar e demais cuidados.
O curativo realizado é apenas na área doadora, e deverá ser removido no dia seguinte.
É normal que se forme edema na testa, até por conta da descida da anestesia. Fazer compressa de gelo local pode reduzir o incomodo, mas é importante tomar cuidado para que o gelo não toque na região de transplante dos novos cabelos, para que não prejudique os implantes.
Dia seguinte da cirurgia de transplante capilar
No primeiro dia após a cirurgia, o paciente deve retirar o curativo e fazer a lavagem da região que recebeu o cabelo. A lavagem deve ser realizada de modo adequado para não prejudicar a cicatrização. O paciente deve massagear levemente e com cuidado a região para não movimentar os folículos capilares que foram implantados.
É importante que o paciente não direcione jatos de água com pressão na área transplantada e utilize um shampoo específico antisséptico de clorexidina.
Normalmente o paciente não sente dor. Pequenas crostas vão se formaram nas incisões da área que recebeu os folículos, com o passar dos dias essas casquinhas caem de forma natural.
Primeira semana pós transplante capilar
Os fios transplantados crescem em média 0,3 mm por dia. O maior inchaço normalmente se apresenta do segundo para o terceiro dia de cirurgia. Medidas como compressas frias na região frontal desde o primeiro dia, uso de medicamentos e dormir com a cabeceira elevada, pode reduz o inchaço.
Segunda semana após o transplante capilar
O aspecto está mais uniforme, natural e se recuperando. Já não possui mais inchaço local. É necessário que o paciente continue realizando a lavagem e a higienização adequada da região. Os cabelos que foram transplantados começam a crescer. Nessa fase é comum que o médico indique o uso de Minoxidil e shampoo de cetoconazol.
Trinta dias após o transplante capilar
Nessa fase é comum que as casquinhas já tenham caído e que a vermelhidão causada pelas micro incisões já estejam mais brandas. O paciente deve ter cuidado com o couro cabeludo e continuar evitando a exposição ao sol da área transplantada.
Três meses após o transplante capilar
Alguns fios transplantados começam a aparecer, em pouco quantidade ainda. Os tratamentos e os cuidados devem ser mantidos, uma vez que os fios se encontram na fase de latência e precisam de cuidados.
Seis meses após o transplante capilar
Normalmente 60% dos fios implantados já cresceram. No entanto, eles ainda precisam amadurecer e ganhar caimento e textura. O paciente nessa fase já está mais satisfeito, mas esse ainda não é o resultado final do transplante capilar.
Após um ano do transplante capilar
Nessa fase já é possível que o paciente contemple o resultado final do transplante capilar.
Quando é possível reparar a diferença após o transplante capilar?
Os primeiros resultados costumam ser vistos a partir do terceiro mês depois da cirurgia de implante. Momento em que os fios transplantados começam a surgir. O resultado final e definitivo aparece entre 10 a 12 meses após a realização do procedimento capilar, onde os fios transplantados crescer.
O profissional poderá recomendar a continuidade do tratamento clínico mesmo após o primeiro ano de cirurgia para garantir a manutenção dos resultados e proteger os fios.
Tempo de duração do transplante capilar
O cabelo transplantado tem um comportamento semelhante àquele que nasce na região que serviu como doadora. Isso significa que ele não será eliminado pelo corpo e não sofrerá um novo processo de calvície, exceto no caso de calvície difusa.
Dicas para realizar o transplante capilar
Dentre as principais dicas para realizar o transplante capilar, podemos destacar:
- Busque um médico especializado na técnica;
- Tenha um diagnóstico da causa da calvície;
- Entenda o processo da calvície a longo prazo;
- Se informe sobre a cirurgia com o médico pré e pós-operatório;
- O ideal é que o procedimento seja realizado em centro cirúrgico, por ser um ambiente estéril e que reduz o risco de infecção e contaminação;
- Passe por uma avaliação pré-anestésica.
Saber quais são as fases e alinhar expectativas com relação ao resultado do transplante capilar é a melhor forma de passar por um pós-operatório mais tranquilo. Portanto, pesquise sobre o procedimento e converse bastante com o seu médico para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas.
Especialista em tratamento e transplante capilar em Curitiba
Se você deseja mais informações sobre a cirurgia de implante capilar, preços do transplante capilar em Curitiba, formas de pagamento, contra-indicações e mais informações, entre em contato com Dr. Leandro Mauro, médico especializado em cirurgia de Transplante Capilar em Curitiba.